Início
Atividades
Contratação de escola
Documentos
Formação
TEIP
Apoio TIC
1ºPrémio do concurso “Conta-nos uma história – versão Inglês” para a Escola Básica de Felgueiras
Ver artigo Imprimir
Imagem 

Durante o mês de março, um grupo de alunos das turmas 107, 108 e 109 da Escola Básica de Felgueiras resolveu aceitar o desafio lançado pela professora e preparam-se com afinco para a participação no concurso “Conta-nos uma história – versão Inglês”. Este é um concurso anual promovido pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria com a Associação Portuguesa de Professores de Inglês e a Rádio ZigZag. Todos os anos, vários grupos de alunos por todo o país preparam uma história, já existente ou original, e gravam o resultado final em formato vídeo ou áudio, para posterior apreciação do júri. No nosso agrupamento, a participação no concurso parte sempre de uma proposta da Biblioteca Escolar, no âmbito do Plano Anual de Atividades.
Ora, os nossos alunos não fugiram ao desafio e depois de conhecerem a história “The sad queen”, logo começaram a preparar a sua leitura, em Inglês, para depois gravarem! Para isso, ensaiaram na biblioteca da escola e em casa contaram com a ajuda dos familiares.
Por fim, era chegada a hora de gravar e precisavam de uma ajuda especial para que o resultado final fosse perfeito... Contactaram a Rádio Felgueiras para pedir ajuda e receberam logo um sim, com muita simpatia e generosidade! Depois de marcarem um dia e uma hora, lá esteve o Sr. Agostinho, sonoplasta da Rádio Felgueiras, com a máxima paciência a gravar e regravar os nossos alunos até terem o trabalho final. Et voilà, trabalho final enviado e alunos e professora ansiosos pelos resultados...
Foi preciso esperar até ao dia da criança para receber um presente muito especial... O trabalho árduo foi recompensado e recebemos o 1º Prémio! Agora só nos resta festejar e deixar um agradecimento muito especial à Rádio Felgueiras, particularmente ao Sr. Agostinho, pela sua essencial colaboração! Agradecemos também à professora Isabel Melo, responsável para biblioteca da nossa escola, que colaborou no acompanhamento aos alunos em todos os momentos. Ah, e se ficaram curiosos e querem ouvir a história, é só seguir o link: http://erte.dge.mec.pt/resultados-do-concurso-10a-edicao 


Boletim do NAAF - junho 2019
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Aviso de Abertura - Concurso Interno para Professor Bibliotecário
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Escola Amiga da Criança
Ver artigo Imprimir

Imagem 

Distinção – Escola Amiga da Criança

No âmbito da 2ª Edição da Escola Amiga da Criança, o Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa viu distinguido 6 Projetos, de acordo com o mérito reconhecido em diferentes categorias. Passamos a nomeá-los:

- Xadrez em Família – E.B. 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa – Categoria Atividades Extracurriculares e/ou Interdisciplinares;
- GPS – Grupo Pró-Saber – E.B. 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa – Categoria Atividades Extracurriculares e/ou Interdisciplinares;
- Vê e Comenta – E.B. 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa – Categoria Cidadania e /ou Inclusão
- Sinto-me Bem na Minha Escola – E.B. 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa – Categoria Cidadania e/ou Inclusão
- Boletins do NAAF (Núcleo de Apoio ao Aluno e à Família) – E.B. 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa – Categoria Envolvimento Família-Comunidade
- Pinturas Murais – E.B. 1 de Felgueiras – Categoria Espaços Escolares

Parabéns a todos os intervenientes (professores, técnicos, alunos e famílias).



Concurso “Grafema a Grafema 2019”
Ver artigo Imprimir
Imagem 

A Final do Concurso “Grafema a Grafema 2019” realizou-se, no dia dezassete de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Felgueiras com a participação dos vários agrupamentos concelhios. O “Grafema a Grafema” é um concurso de Língua Portuguesa organizado pela Câmara Municipal de Felgueiras em parceria com os Agrupamentos de Escolas e Instituto Superior de Ciências Educativas – Douro. Este concurso tem por objetivos incentivar a cooperação institucional na promoção das literacias, fomentar o conhecimento da Língua Portuguesa e contribuir para a promoção da literacia através do estudo e soletração de palavras previamente escolhidas.


   Salientamos o desempenho dos nossos alunos que, uma vez mais, se portaram de forma brilhante... Lista dos nossos vencedores:


1º Ciclo- 3º lugar: Mariana Sampaio Ribeiro – 4º ano - EB 1 de Felgueiras;


2º Ciclo-1º lugar: André Teixeira Maia, 6ºB;


3º Ciclo- 1º lugar: Gustavo Dias Pereira, 9ºA -  

               2º lugar: André Filipe Machado Luís, 8ºA

























Concurso "Saber Ciência"
Ver artigo Imprimir
Imagem 




Science Paper
Ver artigo Imprimir
Imagem 




Grafema a Grafema
Ver artigo Imprimir




Ampliar
FEIRA DAS PROFISSÕES
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Arraial 2019
Ver artigo Imprimir
Imagem 




Campanha Solidária - SOS Animal
Ver artigo Imprimir

A turma F, do 5º ano, do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, vai levar a efeito uma recolha de bens na Escola EB 2, 3 D. Manuel de Faria e Sousa, de 27 de maio a 07 de junho e que se intitulará de "S.O.S. Animal – Ajuda-nos a Ajudar!".

A recolha pretende reunir alimentações (rações de cão adulto, cachorro, gato adulto e gatinhos); acessórios (areias, mantas, coleiras, etc.); artigos de limpeza (detergentes, desinfetantes, sacos de lixo, etc.) para serem entregues ao Grupo dos Amigos dos Animais de Felgueiras.

Assim, na qualidade de professora de Cidadania e Desenvolvimento da turma 5º F, apelo que todo o Agrupamento se torne “parceiro” desta mensagem, contribuindo para que a cada bem entregue corresponda com certeza, a um sorriso de agradecimento dos nossos patudos!

Os bens serão depositados no átrio da Escola EB, 2, 3 D. Manuel de Faria e Sousa, junto ao P.B.X., numa caixa próximo de um cartaz realizado pelos alunos na aula de Educação Visual.


              Obrigada por nos ajudar! Pequenos gestos fazem uma grande diferença!

Professora Leonor Monteiro


Ampliar
Feira das Profissões - 25 de maio
Ver artigo Imprimir
Imagem 



Ampliar

Atividade do dia da Europa /Geografia
Ver artigo Imprimir

O grupo de Geografia e o Clube +  Geografia  assinalou o dia 09 de maio –“ Dia da Europa”, com uma série de atividades que decorreram na biblioteca.

 Durante o dia os alunos do sétimo no de escolaridade, participaram  em diversas  atividades, palestra, vídeos ,jogos didáticos  e puzzles  sobre o dia da Europa.

 Atividade contou ainda com  um ponto alto a, construção de um Mural  com frases alusivas à  Europa.

 Os alunos participaram de forma ativa e interessada nas atividades, como mostram as fotografias tiradas .





Matrículas/Renovações de matrículas
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Semana Europeia da Vacinação
Ver artigo Imprimir
Ampliar
EB 2/3 GANHA O PRIMEIRO PRÉMIO DA CAMPANHA DE RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA GREEN CORK 2017-18
Ver artigo Imprimir

Imagem 

EB 2/3 GANHA O PRIMEIRO PRÉMIO DA CAMPANHA DE RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA GREEN CORK 2017-18

A EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa, através do Clube do Ambiente, ganhou o primeiro prémio , a nível nacional, da campanha de recolha de rolhas de cortiça da Green Cork 2017-18. No passado dia 12 de abril, na Quinta da Gruta, na Maia, a Direção e o Clube do Ambiente participaram na cerimónia e recolheram o prémio, no valor de 750€ que vai ser usado para aquisição de material didático. A todos os alunos que participaram na recolha, um muito obrigada.

A Coordenadora do Projeto Eco-Escolas - Lúcia Faria

Quadro de Mérito - 2º Período
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Quadro de Valores e Atitudes - 2º Período
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Olimpíadas da Química Júnior
Ver artigo Imprimir
Imagem 

No passado sábado, dia 6 de abril, decorreu na Universidade
de Trás-Os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, a fase regional das Olimpíadas da
Química Júnior, que reuniu alunos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e
Porto. A nossa escola fez-se representar por duas equipas: “Os Radicais Livres”
(Joana Queirós, Gustavo Pereira e André Luís) e “Tríades” (Orlando Costa, André
Machado e Mariana Alves) acompanhados pelos docentes Cristina Carvalho e Pedro
Goucho. As provas decorreram durante a manhã num dos anfiteatros da UTAD e em
diversos laboratórios, numa componente maioritariamente teórico-prática. Os
resultados foram divulgados durante a tarde, com a vitória atribuída aos
“Radicais Livres”, e o quarto lugar aos “Tríades” (obtiveram a mesma pontuação dos
segundo e terceiro classificados, mas foram penalizados pelo tempo). Os
“Radicais Livres” irão representar a região na Final Nacional que decorrerá na
Universidade de Aveiro, no dia 27 de abril.
Muitos parabéns a todos os nossos
alunos participantes, pelo excelente empenho e desempenho!!!



Xadrez - Desporto Escolar
Ver artigo Imprimir

Na passada quarta-feira a Escola Básica 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa recebeu o quarto e último encontro da modalidade de Xadrez no âmbito do Desporto Escolar da CLDE Tâmega e os alunos da nossa escola brilharam nos tabuleiros

Este encontro marcou também o encerramento da Fase Local e desta forma permitiu apurar os vencedores das competições individuais e por equipas nos Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis.

Nos Infantis A os nossos alunos conquistaram os três primeiros lugares e triunfaram também na competição por equipas.

Os nossos Infantis B não quiseram ficar atrás e na competição individual dois nossos alunos terminaram no primeiro lugar (por força dos resultados verificou um empate final entre quatro alunos, decidindo a organização atribuir o primeiro lugar aos quatro primeiros qualificados).

Na competição por equipas a equipa da E.B 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa repetiu o feito alcançado pela equipa dos Infantis A e terminou também no lugar mais alto do pódio, verificando-se também na competição coletiva um empate com equipa do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste.

Para os jovens alunos do nosso agrupamento este é um notável feito, tanto mais ser esta a sua primeira participação na modalidade de Xadrez no Desporto Escolar.

Em iniciados e juvenis os quatro primeiros classificados da classificação geral final são apurados para a Fase Regional, bem como a equipa vencedora em iniciados e em juvenis.


Professor Vítor Cardoso




 Autenticação ajuda

 Utilizador 
 Código 

autenticacao

 






 

 

 

 



 

 

 

 

 

 




Facebook  Feed Mobile Mobile Android APP EdulinkEDULINK