COMEMORAÇÃO DO DIA DA TERRA - 22 DE ABRIL - ENTREGA DE PRÉMIOS
No passado dia 3 de maio, pelas 21 horas, foram entregues os prémios do concurso. "Sê um criador com materiais usados", no âmbito da comemoração do dia da Terra.
A Associação de Pais também promoveu uma pequena palestra sobre economia circular que teve como objetivo sensibilizar a Comunidade Educativa para a reutilização, a reciclagem e a preservação do nosso planeta.
1º Prémio - jogo de xadrez
2º Prémio - crucifixo
3º Prémio - rolhão
As restantes criações, observadas aqui, obtiveram uma menção honrosa.
A todos os alunos, Associação de Pais e docente de EV, Elvira Fernandes, um muito obrigada por terem promovido uma atividade em honra da nossa "Pátria".
COMEMORAÇÃO DO DIA DA TERRA - 22 DE ABRIL - EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS
Durante a semana de 29 de abril e 3 de maio foram expostos os trabalhos realizados pelos alunos do 7º ano de escolaridade, no âmbito do concurso "Sê um criador com materiais usados".
Todos os alunos participantes estão de parabéns!
COMEMORAÇÃO DO DIA DA TERRA - 22 DE ABRIL
A Associação de Pais da EB 23 D. Manuel de Faria e Sousa criou um cartaz publicitário para esta comemoração, com materiais usados e lixo comum. Tornou-se um cartaz muito apelativo para a entrega de prémios da exposição "Sê um criador com materiais usados" que decorrerá no dia 3 de maio, pelas 21 horas, nas instalações desta Escola.
EB 2/3 GANHA O PRIMEIRO PRÉMIO DA CAMPANHA DE RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA GREEN CORK 2017-18
A EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa, através do Clube do Ambiente, ganhou o primeiro prémio , a nível nacional, da campanha de recolha de rolhas de cortiça da Green Cork 2017-18. No passado dia 12 de abril, na Quinta da Gruta, na Maia, a Direção e o Clube do Ambiente participaram na cerimónia e recolheram o prémio, no valor de 750€ que vai ser usado para aquisição de material didático. A todos os alunos que participaram na recolha, um muito obrigada.
Os alunos do sétimo ano de escolaridade foram desafiados pela Associação de Pais em articulação com o Clube do Ambiente e as disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e EV para criarem/construírem algo, durante a interrupção letiva da Páscoa. reaproveitando material destinado ao lixo.
O objetivo é sensibilizar as famílias para causas ambientais.
A entrega do trabalho será entre os dias 22 e 29 de abril, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
A divulgação dos trabalhos será feita através de uma exposição dos trabalhos, na Escola, entre os dias 30 de abril e 3 de maio.
No dia 3 de maio, pelas 21 horas um júri composto pelos representantes da Direção, da Associação de Pais, do Clube do Ambiente, dos docentes de Cidadania e Desenvolvimento e de EV irá eleger os três trabalhos mais criativos. Serão atribuídos prémios aos três trabalhos mais criativos que promovam a sustentabilidade ambiental.
As turmas do 5º ano de escolaridade, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e em articulação com a disciplina de EV e o Clube do Ambiente, no âmbito da comemoração do dia da Floresta, 21 de março, criaram certos materiais de forma a sensibilizar a Comunidade Educativa da importância das nossas florestas.
O 5º A, com camisolas usadas, quis passar a mensagem da importância das árvores e o quanto devem ser protegidas. – “ABRAÇOS COM VIDA”
O 5º B, com garrafas de água usadas, criou uma árvore de flores, relembrando a beleza eterna das árvores – “ A FLORESTA É NOSSA AMIGA”.
O 5º C, pintou pedras da rua, colocadas em forma de coração à volta de uma árvore, passando a mensagem da importância da floresta nas nossa vidas – “A FLORESTA FORTALECE-NOS.”
O 5º D, com animais, pessoas, flores, moinhos, relembrou que sem as árvores a vida não existe - “PRECISAMOS DA FLORESTA, NÃO A DESTRUAS”.
O 5º E preferiu homenagear a árvore e criou uma árvore com tampinhas usadas e simultaneamente chamou a atenção para o uso do plástico – “REUTILIZA E RECICLA O PLÁSTICO”.
O 5º F, plantou e semeou uma pequena horta, com plantas diversas, alertando para a necessidade das plantas para todos os seres vivos – “HORTA COM VIDA”
O 5º G criou, com material usado, ninhos que alertaram para a importância das árvores para todo o ecossistema – “NINHOS COM VIDA”
O 5º H, com mãos, criadas com cartão das embalagens de leite usadas, inventou um alerta – STOP, PROTEGE A FLORESTA”.
Estas atividades, inseridas no plano de atividades e no plano de ação Eco-Escola embelezaram os espaços verdes da nossa Escola, com material velho e usado, como se observam nas imagens.
X CONCURSO DE ESPANTALHOS - A CHEGADA À LUA MISTÉRIOS DA GALÁXIA
O Clube do Ambiente, o Clube das Artes e a turma do 5º C criaram, com resíduos não orgânicos, um astronauta, no âmbito do X Concurso de Espantalhos - “A Chegada à Lua - Mistérios da Galáxia” que este ano se dedicou à comemoração dos 50 anos da chegada do homem à lua. Os alunos usaram cartão, embalagens de leite, copos de plástico usados, tampinhas, latas, sacas usadas, algumas folhas de alumínio, um interruptor velho e CDs usados. Intitularam o astronauta de “ASTRONAUTA SENTADO”.
DECOJovem - Desafio Natal Sem Resíduos
No âmbito do desafio DecoJovem - Natal Sem resíduos, a turma do 5º C criou uma árvore de natal com sacos de batatas, caixas de ovos, CDs e garrafões de água usados com mensagens natalícias para todos!
A árvore de natal intitulou-se "MAGIA RECICLADA".
SEMANA EUROPEIA DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS - 2018
Os alunos do 5º ano de escolaridade foram sensibilizados para a prevenção de resíduos no seu dia a dia e na Escola. Tomaram conhecimento das atividades e projetos ambientais que a Escola promove para reduzir os resíduos, bem como das estratégias para reduzi-los no seu dia a dia, no agregado familiar.
FUNCIONAMENTO E OBJETIVOS DO CLUBE DO AMBIENTE 2018-19
A Eco- Escola deste estabelecimento escolar implementa ações na Comunidade Educativa baseadas na sustentabilidade. Para isso, através do Clube do Ambiente implementará um plano de ação para este ano letivo.
Horário de funcionamento
Das 8h30m às 18h30m (De acordo com as necessidades e a disponibilidade da escola)
Localização
Junto ao polivalente da Escola EB2/3 D. Manuel de Faria e Sousa
Recursos humanos
O Clube do Ambiente é dinamizado pelos docentes da EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa.
Docentes do Clube do Ambiente
Carmo Simões
Gertrudes Sorte
Helena Machado
José Alegre
Lúcia Faria
Manuela Alvim
Funcionamento
· Com as turmas (em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento), através do compromisso ambiental estabelecido no início do ano letivo. Através de contatos formais e informais dos docentes de forma a disponibilizarem a colaboração possível.
· Com os docentes de cada disciplina para cumprimento do artigo 26, alíneas c) e d) da Lei nº3/2008 (medidas corretivas).
· Com os JIs, EB1 e EB23 do Agrupamento. Ao longo do ano letivo, no desenvolvimento de diversas atividades.
Objetivos
Sensibilizar a comunidade escolar para questões ambientais e proteção do ambiente
Sensibilizar a Comunidades Educativa para práticas de sustentabilidade ambiental
Sensibilizar a comunidade educativa para a poupança e a diminuição do desperdício
Consciencializar os alunos para a promoção de um meio escolar mais limpo e mais bonito
Incentivar o espírito de participação, solidariedade e responsabilidade
Promover a separação dos lixos orgânicos e não orgânicos e seu reaproveitamento
Sensibilizar os alunos para a reciclagem dos resíduos
Desenvolver capacidades e competências ambientais com o uso de tecnologias
Desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender
Promover a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
Proporcionar conhecimentos de novas realidades
Desenvolver o compromisso de cidadania
LISTAGEM DOS ALUNOS/ESCOLAS QUE PARTICIPARAM NA RECOLHA DE TAMPINHAS E ROLHAS DE CORTIÇA - 2018
PESAGEM DE TAMPINHAS PARA O XII CONCURSO DE RECOLHA DE TAMPINHAS
CLUBE DO AMBIENTE PARTICIPA NO PROJETO GREEN CORK
Esta Escola participou no projecto Green Cork com a entrega de 445 kg de rolhas de cortiça.
PARTICIPAÇÃO DO CLUBE DO AMBIENTE NO SCIENCE PAPER
Como todos os anos letivos, o Clube do Ambiente participou no Science Paper. Os alunos tiveram de separar vários tipos de lixo inorgânico e colocá-lo nos ecopontos adequados.
As fotos encontram-se na página principal da Plataforma do Agrupamento.
De forma a fomentar as práticas ambientais, esta Escola participa também na campanha "Desafio Total", no âmbito da Recolha de Pilhas do projecto Pilhão Vai à Escola.
Participação no Programa Green Cork - recolha de rolhas de cortiça 2017-18
Esta Escola fez a inscrição no programa Green Cork Escolas 2017-2018
DIA MUNDIAL DA TERRA - 22 DE ABRIL
As turmas do 5º C e 6º C elaboraram, na disciplina de EV, o planeta Terra, no âmbito da comemoração do Dia da Terra - 22 de abril, no qual colocaram mensagens de sensibilização e preservação da nossa Pátria.
"TODOS PELA TERRA - O FUTURO ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS! "
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA FLORESTA - 21 DE MARÇO
No âmbito da comemoração do dia Mundial da Floresta, a professora Helena Machado vai interpretar dois temas musicais com o grupo de coral do 5ºC, junto de algumas turmas da Escola. Vai interpretar o Hino do Clube do Ambiente e a melodia sobre a importância dos moinhos, com instrumental orff.