Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa

Quadro de Mérito - 2º Período Ver artigo



Ampliar
Quadro de Valores e Atitudes - 2º Período Ver artigo



Ampliar
Olimpíadas da Química Júnior Ver artigo


No passado sábado, dia 6 de abril, decorreu na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, a fase regional das Olimpíadas da Química Júnior, que reuniu alunos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Porto. A nossa escola fez-se representar por duas equipas: “Os Radicais Livres” (Joana Queirós, Gustavo Pereira e André Luís) e “Tríades” (Orlando Costa, André Machado e Mariana Alves) acompanhados pelos docentes Cristina Carvalho e Pedro Goucho. As provas decorreram durante a manhã num dos anfiteatros da UTAD e em diversos laboratórios, numa componente maioritariamente teórico-prática. Os resultados foram divulgados durante a tarde, com a vitória atribuída aos “Radicais Livres”, e o quarto lugar aos “Tríades” (obtiveram a mesma pontuação dos segundo e terceiro classificados, mas foram penalizados pelo tempo). Os “Radicais Livres” irão representar a região na Final Nacional que decorrerá na Universidade de Aveiro, no dia 27 de abril. Muitos parabéns a todos os nossos alunos participantes, pelo excelente empenho e desempenho!!!


Xadrez - Desporto Escolar Ver artigo
Na passada quarta-feira a Escola Básica 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa recebeu o quarto e último encontro da modalidade de Xadrez no âmbito do Desporto Escolar da CLDE Tâmega e os alunos da nossa escola brilharam nos tabuleiros

Este encontro marcou também o encerramento da Fase Local e desta forma permitiu apurar os vencedores das competições individuais e por equipas nos Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis.

Nos Infantis A os nossos alunos conquistaram os três primeiros lugares e triunfaram também na competição por equipas.

Os nossos Infantis B não quiseram ficar atrás e na competição individual dois nossos alunos terminaram no primeiro lugar (por força dos resultados verificou um empate final entre quatro alunos, decidindo a organização atribuir o primeiro lugar aos quatro primeiros qualificados).

Na competição por equipas a equipa da E.B 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa repetiu o feito alcançado pela equipa dos Infantis A e terminou também no lugar mais alto do pódio, verificando-se também na competição coletiva um empate com equipa do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste.

Para os jovens alunos do nosso agrupamento este é um notável feito, tanto mais ser esta a sua primeira participação na modalidade de Xadrez no Desporto Escolar.

Em iniciados e juvenis os quatro primeiros classificados da classificação geral final são apurados para a Fase Regional, bem como a equipa vencedora em iniciados e em juvenis.


Professor Vítor Cardoso


Comemoração do Dia da Árvore Ver artigo
No passado dia 21 de março, o Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa promoveu a Comemoração do Dia da Árvore, numa iniciativa inserida na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que envolveu os alunos do 5.º ano da EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa. Esta atividade, embora se trate de um ato simbólico, revestiu-se de extrema importância na sua vertente pedagógica, educativa e ambiental, pois esta experiência de decorar os espaços verdes da escola com materiais reciclados traduziu-se num momento que poderá ser uma motivação para um olhar mais atento sobre as questões ambientais e de preservação da natureza.

 É importante cuidarmos dos nossos espaços verdes e é igualmente importante envolver os mais pequenos nestas ações que despertam, em tenra idade, o seu sentido cívico, a sua preocupação para com o meio ambiente e para com a natureza. É com esperança que este tipo de atividades possa incentivar uma nova geração que contribua para transformações sócio ambientais.

Professora Leonor Monteiro



Dia da Floresta Ver artigo
As turmas do 5º ano de escolaridade, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e em articulação com a disciplina de EV e o Clube do Ambiente, no âmbito da comemoração do dia da Floresta, 21 de março, criaram certos materiais de forma a sensibilizar a Comunidade Educativa da importância das nossas florestas.
O 5º A, com camisolas usadas, quis passar a mensagem da importância das árvores e o quanto devem ser protegidas.  – “ABRAÇOS COM VIDA”
O 5º B, com garrafas de água usadas, criou uma árvore de flores, relembrando a beleza eterna das árvores – “ A FLORESTA É NOSSA AMIGA”.
O 5º C, pintou pedras da rua, colocadas em forma de coração à volta de uma árvore, passando a mensagem da importância da floresta nas nossa vidas – “A FLORESTA FORTALECE-NOS.”
O 5º D, com animais, pessoas, flores, moinhos, relembrou que sem as árvores a vida não existe - “PRECISAMOS DA FLORESTA, NÃO A DESTRUAS”.
O 5º E preferiu homenagear a árvore e criou uma árvore com tampinhas usadas e simultaneamente chamou a atenção para o uso do plástico – “REUTILIZA E RECICLA O PLÁSTICO”.
O 5º F, plantou e semeou uma pequena horta, com plantas diversas, alertando para a necessidade das plantas para todos os seres vivos – “HORTA COM VIDA”
O 5º G criou, com material usado, ninhos que alertaram para a importância das árvores para todo o ecossistema – “NINHOS COM VIDA”
O 5º H, com mãos, criadas com cartão das embalagens de leite usadas, inventou um alerta – STOP, PROTEGE A FLORESTA”.
Estas atividades, inseridas no plano de atividades e no plano de ação Eco-Escola embelezaram os espaços verdes da nossa Escola, com material velho e usado, como se observam nas imagens.

Professora Lúcia Faria (Coordenadora do Projeto Eco-Escolas)


Bibliocafé Ver artigo




Feira do Livro Ver artigo




Semana da Leitura Ver artigo




Orçamento Participativo das Escola Ver artigo




Ver mais Destaques
Facebook  Feed Edulink Mobile Mobile Android APP